Rush: um ano sem Neil Peart


A notícia só chegou no dia 10 de janeiro. Devastadora para o mundo da música e para os fãs de Rush, era como um presságio do ano “caótico” de 2020.

Peart morreu de glioblastoma , uma forma agressiva de câncer no cérebro, em 7 de janeiro de 2020, em Santa Monica, Califórnia. Ele havia sido diagnosticado três anos e meio antes, e a doença era um segredo bem guardado no círculo íntimo de Peart até sua morte. Sua família fez o anúncio apenas três dia depois.

No site oficial do Rush:

É com o coração partido e a mais profunda tristeza que devemos compartilhar a terrível notícia de que na terça-feira nosso amigo, alma gêmea e companheiro de banda de mais de 45 anos, Neil, perdeu sua batalha incrivelmente corajosa de três anos e meio contra o câncer no cérebro (Glioblastoma ). Pedimos que amigos, fãs e mídia respeitem compreensivelmente a necessidade da família de privacidade e paz neste momento extremamente doloroso e difícil. Aqueles que desejam expressar suas condolências podem escolher um grupo de pesquisa sobre câncer ou instituição de caridade de sua escolha e fazer uma doação em nome de Neil.


Peart nasceu em 12 de setembro de 1952, filho de Glen e Betty Peart e viveu seus primeiros anos na fazenda de sua família em Hagersville, Ontário , nos arredores de Hamilton . O primeiro filho de quatro filhos; seu irmão Danny e as irmãs Judy e Nancy nasceram depois que a família se mudou para St. Catharines quando Peart tinha dois anos. Nessa época, seu pai se tornou gerente de peças da Dalziel Equipment, um revendedor de máquinas agrícolas da International Harvester . Em 1956, a família mudou-se para Port Dalhousieárea da cidade. Peart frequentou a Gracefield School e mais tarde a Lakeport Secondary School, descreveu sua infância como feliz e diz que teve uma vida familiar calorosa. No início da adolescência, ele se interessou por música e adquiriu um rádio transistor, que ele usaria para sintonizar estações de música pop transmitindo de Toronto, Hamilton, Welland e Buffalo.

Sua primeira exposição ao treinamento musical veio na forma de aulas de piano, que mais tarde ele disse em seu vídeo de instrução A Work in Progress não teve muito impacto sobre ele. Ele tinha uma queda por bater em vários objetos pela casa com um par de pauzinhos, então em seu décimo terceiro aniversário seus pais compraram para ele um par de baquetas, um tambor de treino e algumas aulas, com a promessa de que se ele preso por um ano, eles comprariam um kit para ele.

Seus pais compraram para ele uma bateria em seu aniversário de 14 anos e ele começou a ter aulas com Don George no Conservatório de Música da Península. Sua estréia no palco aconteceu naquele ano no desfile de Natal da escola no St. Johns Anglican Church Hall em Port Dalhousie. Sua próxima aparição foi na Lakeport High School com seu primeiro grupo, The Eternal Triangle. Esta performance continha um número original intitulado “LSD Forever”. Neste show, ele realizou seu primeiro solo.

Peart conseguiu um emprego no Lakeside Park, em Port Dalhousie, nas margens do Lago Ontário , que mais tarde inspirou uma música de mesmo nome no álbum do Rush, Caress of Steel. Ele trabalhou no Bubble Game e Ball Toss, mas sua tendência de pegar leve quando os negócios estavam fracos resultou em sua demissão. No final da adolescência, Peart tocou em bandas locais como Mumblin ‘Sumpthin’ e The Majority. Essas bandas praticavam em salas de recreação subterrâneas e garagens e tocavam em salões de igrejas, escolas secundárias e pistas de patinação em cidades do sul de Ontário , como Mitchell , Seaforth e Elmira. As noites de terça foram preenchidas com jam sessions no Niagara Theatre Center.


Aos dezoito anos de idade, após lutar para obter sucesso como baterista no Canadá, Peart viajou para Londres, Inglaterra , na esperança de continuar sua carreira como músico profissional. Apesar de tocar em várias bandas e pegando trabalho sessão ocasional, ele foi forçado a se sustentar com a venda de jóias em uma loja chamada A Grande Frog em Carnaby Street.

Enquanto em Londres, ele conheceu os escritos da romancista e objetivista Ayn Rand . Os escritos de Rand se tornaram uma influência filosófica inicial significativa em Peart, pois ele considerou muitos de seus escritos sobre individualismo e objetivismo inspiradores. As referências à filosofia de Rand podem ser encontrados em seus primeiros letras, mais notavelmente “Anthem” de 1975 da Fly by Night e ” 2112 ” de 1976 de 2112.

Depois de dezoito meses, Peart ficou desiludido com sua falta de progresso no mundo da música; ele colocou sua aspiração de se tornar um músico profissional em espera e voltou para o Canadá. Ao retornar a St. Catharines, ele trabalhou para seu pai vendendo peças de tratores na Dalziel Equipment.


Depois de retornar ao Canadá, Peart foi recrutado para tocar bateria em uma banda de St. Catharines conhecida como JR flood, que tocava no circuito de bares do sul de Ontário. Logo depois, um conhecido mútuo convenceu Peart a fazer um teste para a banda Rush, de Toronto, que precisava de um substituto para o baterista original John Rutsey. Geddy Lee e Alex Lifeson supervisionaram a audição. Seus futuros companheiros de banda descrevem sua chegada naquele dia como algo bem humorado, já que ele chegou de short, dirigindo um velho Ford surrado com a bateria guardada em lixeiras. Peart sentiu que toda a audição foi um desastre completo. Enquanto Lee e Peart se deram bem em um nível pessoal (ambos compartilhando gostos semelhantes em livros e música), Lifeson teve uma impressão menos favorável de Peart.

Depois de alguma discussão entre Lee e Lifeson, Peart se juntou oficialmente à banda em 29 de julho de 1974, duas semanas antes da primeira turnê do grupo pelos Estados Unidos. Peart adquiriu um kit Slingerland prata, que ele tocou em seu primeiro show com a banda, abrindo para Uriah Heep e Manfred Mann’s Earth Band na frente de mais de 11.000 pessoas na Civic Arena em Pittsburgh em 14 de agosto de 1974.

Peart logo se estabeleceu em sua nova posição, também se tornando o letrista principal da banda. Antes de ingressar no Rush, ele havia escrito algumas canções, mas, com os outros membros em grande parte desinteressados ​​em escrever letras, a escrita anteriormente subutilizada de Peart tornou-se tão notada quanto sua musicalidade. A banda estava trabalhando duro para se estabelecer como um ato de gravação, e Peart, junto com o resto da banda, começou a realizar uma extensa turnê.

Sua primeira gravação com a banda, Fly by Night de 1975, foi bastante bem-sucedida, ganhando o Prêmio Juno de novo ato mais promissor, mas a sequência, Caress of Steel , pela qual a banda tinha grandes esperanças, foi saudada com hostilidade por fãs e críticos. Em resposta a esta recepção negativa, a maior parte da qual foi direcionada ao épico de abrangência do lado B ” The Fountain of Lamneth “, Peart respondeu escrevendo ” 2112 ” em seu próximo álbum de mesmo nome em 1976. O álbum, apesar da indiferença da gravadora, tornou-se seu grande avanço e ganhou seguidores nos Estados Unidos.A turnê de abertura culminou em um estande de três noites no Massey Hall em Toronto, um local que Peart sonhava em tocar em seus dias no circuito de bares do sul de Ontário e onde foi apresentado como “O professor na bateria” por Lee.

Peart voltou à Inglaterra para o Northern European Tour do Rush e a banda ficou no Reino Unido para gravar o próximo álbum, A Farewell to Kings de 1977 no Rockfield Studios no País de Gales . Eles voltaram a Rockfield para gravar o álbum seguinte, Hemispheres , em 1978, que escreveram inteiramente no estúdio. A gravação de cinco álbuns de estúdio em quatro anos, juntamente com até 300 shows por ano, convenceu a banda a adotar uma abordagem diferente depois disso. Peart descreveu seu tempo na banda até este ponto como “um túnel escuro”.


Em 10 de agosto de 1997, logo após a conclusão do Teste de Rush para Echo Tour , a primeira filha de Peart (e, na época, sua única filha) Selena Taylor, 19, morreu em um acidente de carro na Rodovia 401 perto da cidade de Brighton, Ontário . Sua esposa de 23 anos, Jacqueline Taylor, sucumbiu ao câncer 10 meses depois, em 20 de junho de 1998. Peart atribui sua morte ao resultado de um “coração partido” e chamou isso de “um lento suicídio por apatia. Ela simplesmente não o fez não me importo.

Em seu livro Ghost Rider: Travels on the Healing Road , Peart escreveu que disse a seus companheiros de banda no funeral de Selena, “considerem-me aposentado”. Peart tirou uma longa licença sabática para lamentar e refletir, e viajou extensivamente pela América do Norte e Central em sua motocicleta, cobrindo 88.000 km (55.000 milhas). Após sua jornada, Peart decidiu retornar à banda. Peart escreveu o livro como uma crônica de sua jornada geográfica e emocional.

Peart foi apresentado à fotógrafa Carrie Nuttall em Los Angeles pelo fotógrafo de longa data do Rush, Andrew MacNaughtan. Eles se casaram em 9 de setembro de 2000. No início de 2001, Peart anunciou a seus companheiros de banda que estava pronto para voltar a gravar e se apresentar. O produto do retorno da banda foi o álbum Vapor Trails de 2002. No início da turnê de divulgação do álbum, foi decidido entre os membros da banda que Peart não participaria da rotina diária de entrevistas com a imprensa e sessões de “meet and greet” após sua chegada em uma nova cidade que normalmente monopoliza programação diária de uma banda em turnê. Peart sempre se esquivou desses tipos de encontros pessoais e foi decidido que não era necessário expô-lo a um longo fluxo de perguntas sobre os trágicos acontecimentos de sua vida.

Após o lançamento de Vapor Trails e sua reunião com os companheiros de banda, Peart voltou a trabalhar como músico em tempo integral. Na edição de junho de 2009 do site News, Weather, and Sports de Peart , intitulada “Under the Marine Layer”, ele anunciou que ele e Nuttall estavam esperando seu primeiro filho. Olivia Louise Peart nasceu mais tarde naquele ano.

Peart anunciou sua aposentadoria em uma entrevista em dezembro de 2015.












Comentários