31 anos do álbum "Presto" do Rush


Presto é o 13º álbum de estúdio do Rush, lançado em 21 de novembro de 1989. Foi gravado no Le Studio em Morin Heights e no McClear Place em Toronto. 

Presto foi o primeiro álbum do Rush com a Atlantic Records, com a qual a banda assinou no início de 1989, após um relacionamento de longa data com a Mercury/PolyGram. Foi co-produzido por Rupert Hine, um músico, compositor e produtor inglês que trabalhou com Saga, The Fixx, Howard Jones e Bob Geldof.

A peça lírica central do álbum é seu single atmosférico 'The Pass', no qual Neil  aborda o isolamento adolescente e o trágico romantismo do suicídio de jovens.

“Todos nós nos perdemos na escuridão; sonhadores aprendem a guiar pelas estrelas?"

Uma peculiaridade estranha na época era o fato de que o primeiro lado do Presto era muito mais longo do que o segundo, forçando o Rush a instruir os fãs a tocarem o lado A muito mais alto para compensar a perda de som.

Depois que aturnê Hold Your Fire (1987) terminou em 1988, os membros do grupo se reuniram novamente em dezembro para decidir seu próximo passo e concordaram em tirar seis meses de folga antes de começar um novo álbum. Presto marcou outra mudança no som de Rush, com a guitarra assumindo um papel mais dominante na escrita e uma redução nos sintetizadores e um retorno a arranjos mais baseados na guitarra.

Presto alcançou a 7ª posição no Canadá e a 16ª nos Estados Unidos. "Show Don't Tell", "The Pass" e "Superconductor" foram lançados como singles.

Em contraste com os álbuns anteriores Grace Under Pressure, Power Windows e Hold Your Fire, o álbum não contém um tema lírico geral, ou o que Peart descreveu como mensagens líricas "pesadas", em vez de adotar uma abordagem mais solta com cada faixa fazendo sua própria declaração.

Peart usou a palavra "resposta" para descrever o conteúdo lírico como um todo. "A ideia de que você não passa pela vida apenas olhando para as coisas. Não importa se você já esteve em todo o mundo - você pode ter visto, mas se não sentiu, não esteve lá". Peart acrescentou: "Existem muitos fios e um forte motivo de olhar para a vida hoje e tentar agir dentro dela".

O título do álbum foi uma ideia que o Rush considerou usar para A Show of Hands, mas quando Peart começou a escrever para uma canção intitulada "Presto", ela foi usada como título.

A capa do álbum foi desenhada pelo colaborador de longa data do Rush, Hugh Syme: um desenho em preto e branco representando o chapéu de um mágico levitando em uma colina com um coelho emergindo dele. O campo em primeiro plano tem muitos coelhos. A banda desenvolveu seu conceito e apresentou a Syme, que então produziu várias idéias que descrevem o que eles sugeriram. Lifeson relembrou o momento em que viram o design que usaram: "Todos nós começamos a rir histericamente, 'Isso é ótimo, é perfeito!'.

Todas as letras são escritas por Neil Peart, e todas as músicas são compostas por Geddy Lee e Alex Lifeson.

Formação:

Geddy Lee - baixo, voz, sintetizadores

Alex Lifeson - guitarra, violões elétricos e acústicos

Neil Peart - bateria e percussão eletrônica


Por Gustavo Troiano

Fã Incondicional

Comentários